segunda-feira, 7 de abril de 2014



10


O aborto na Suíça não é crime!

                                                                       Olá pessoal!

   Hoje irei falar de um assunto um pouco polêmico para nós brasileiros mas que aqui na Suíça é uma questão bem resolvida apesar de ser um país católico. Religião por aqui não se envolve com política nem em questões pessoas que é um direito do próprio indivíduo.

   Tem regras para se fazer o aborto não é chegar ao hospital com 6 meses e dizer: "Doutor, quero abortar!".

O aborto na Suíça não é crime.

  É permitido a mulher fazer o aborto até os 3 meses de gestação, passado os 3 meses somente se a criança tiver mal formação. O plano de saúde paga toda despesa... Na Suíça  o sistema de saúde não é totalmente pública é uma mistura com o sistema privado (em outro post explico melhor), todos os suíços  e todos os estrangeiros pagam um plano de assistência a saúde é uma questão obrigatória e cada um escolhe o plano que se encaixe melhor em questão de cobertura, mas todos cobrem a despesa com o aborto.

O aborto na suíça não é crime.


     Em fevereiro teve um plebiscito que envolvia a questão do aborto, mas  a questão votada foi se o plano de saúde continuaria a cobrir a despesa com o aborto: a decisão foi que sim, o plano continuaria a cobrir.

      A taxa de aborto é baixa e mesmo sendo legal não é incentivado.

       Conversando com uma suíça ela me disse que a mulher que tem de decidir pois é uma decisão pessoal,  se a pessoa não estiver preparada para ser mãe? Se for uma adolescente? Se não tiver condição de ter filho no momento?

       É realmente muito complicado ... Mas que cada uma saiba tomar as suas decisões e que sejam bem pensadas porque é uma ato que não tem como voltar atrás depois.

    
                                      Gostou do post? Deixe o seu comentário!

      































10 comentários:

  1. É realmente um assunto muito complicado viu!
    Eu particularmente acho que não devia ser crime o aborto aqui no Brasil,como essa moça disse,e se a mulher não tiver preparada para ser mãe?E se for um acidente?Pois remédios falham,aconteceu isso comigo...Imagina uma mulher que toma todos os cuidados,evita uma gravidez e aparece grávida sem esperar,sem planejar?
    Eu não sou contra o aborto,desde que esteja no início da gravidez,onde o feto ainda não se formou,e dependendo da situação.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. absurdo, mas fugindo do assunto to te seguindo e me visite em meu blog:
    http://juntoamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Lisa
    Realmente este é um assunto muito polêmico, tem os que apoiam por motivos como os que você citou, adolescência, pobreza... Tem os que são contra independente do motivo,.
    Fazer um aborto não é uma tarefa fácil, afinal um filho é uma dadiva divina. São varias coisas que engloba então é muito complicado.
    Gostei muito do post.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  4. Não tenho uma opinião formada sobre isso, pois por um lado acho totalmente errado, na hora de fazer tava bom, ai agora vai tirar a vida de um FILHO assim do nada, e por outro lado acho que seria bom, concordo com a Suíça pois vai que a mãe não tenha condições, ou seja adolescente e tudo mais, não sei, é um assunto realmente complicado. Acho que vai de cabeça para cabeça né, EU acho que NUNCA tiraria a vida de meu filho, ele não tem culpa de eu ter cometido um erro e não ter planejado, agora, claro se ele ficar com sequelas, não poder andar ou coisas assim que acontecem ai é outros 500 shahusa'.

    Adorei conhecer um pouco mais da cultura ou costume dai, parabens pelo post, adorei ^^

    ResponderExcluir
  5. A cada dia que passa os seus posts sobre a Suiça me surpreendem mais kk' sério mesmo kk' Quero mudar pra ai kk' eu não concordo muito com essa onda de abortos, não sou a favor, porque sou a favor da vida, e a não ser que o feto cause algum problema de saúde para a mãe durante a gravidez, eu não concordo em absolutamente nada sobre o aborto. Mas, pelo menos ai, sendo legalizado e podendo ser feito no hospital ainda mais com a ajuda das despesas, é melhor pelo menos para as "mães" não sofrerem problemas de saúde, não se matarem tentando abortar sozinha, e pior de tudo, ter um aborto mal feito e ainda prejudicar o bebê no futuro. São muitas coisas a se pensarem! Mas, que a Suíça possui uma política e um respeito ao cidadão muito forte, isso é verdade. Parabéns pelos seus posts, continue sempre assim. Beeijos s2

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana como a lei ai funciona, na verdade a pessoa sabe o que é ou não bom para ela, e existe casos e casos, como o Brasil poderia seguir alguns exemplos.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  7. Para mim, o aborto só deveria ser aceito, se no caso fosse de um estupro em uma menor de idade, fora isso a vários meios de não matar um ser vivo!
    Sem mais..

    ResponderExcluir
  8. O aborto aqui no Brasil é um assunto extremamente sério. Eu sinceramente não sou contra nem a favor, depende muito dos casos, por exemplo a pobreza, imaturidade, estupro..Nesses casos a mulher deve ter livre arbítrio para escolher o que é melhor pra vida dela, apesar de um filho ser um grande presente para muitas mulheres.

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olha assunto mega importante mais muito complicado pq cada um tem um pensamento, acho que o aborto deveria ser liberado em violência sexual(estupro) pq se não essa menininhas que sai com qualquer um e engravida iria querer tirar filho a doidado.
    bjokas

    prontaprabrilharmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito dificil falar sobre esse assunto, pq pra nós brasileiras é algo bem sério, porem em outros paises já não é. Então não podemos criticar até pq mesmo aqui no Brasil ser crime tem muita gente que ainda faz o aborto na maior naturalidade.. Muito bom seu post, parabens!!!
    Bjos

    http://nailsbythata.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © Lisa More Uma Vida Na Suíça |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube